Lucilene SilveiraFundadora / Diretora

    Qualificações:

    • Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (1990 – 1994)

    CRP 4. 12734

    • Especialização em Terapia Familiar e de Casal – Holon Espaço Dinâmico (1995-1997)
    • Especialização na Área de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pelo Instituto de Psicologia da USP São Paulo em (1999) – 360 horas
    • Treinamento Profissional em Terapia Regressiva Integral pelo Woolger Training International  (2000 – 2002)
    • Formação pela Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP), Brasília (2000 -2004)
    • Formação Pathwork® – Programa de Transformação Pessoal pela Regional do Rio de Janeiro

    1º Nível como facilitadora de grupos de estudo (2004 – 2008) – 560 horas

    Nível Helper – Aprofundamento da formação do programa Pathwork (2009 – 2012) – 360 horas

    • Constelação Familiar – Abordagem Sistêmica-Fenomenológica de Bert Hellinger Com professores do Instituto IAG – Munique – Alemanha (2003 – 2006)
    • 1º Treinamento Intensivo Hellinger Sciencia® no Brasil com Bert Hellinger e Maria Sophie Hellinger – Águas de Lindóia – São Paulo (2008 e 2009).
    • Seminários com Bert e Sophie Hellinger:

    Belo Horizonte (2005)

    Brasília (2007)

    São Paulo (2009)

    Brasília (2016)

    Foram quase 300 horas, aprendendo diretamente com Bert Hellinger.

    • Pós graduação em Constelação Familiar com Ênfase em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule® – Faculdade Innovare (2017 – 2019) – 360 horas
    • I Congresso Internacional Hellinger de Direito Sistêmico

    São Paulo – 2018

    • Curso pelo Instituto Vera Bassói – O Movimento do Espírito através dos bonecos – básico, avançado e aprofundamento (2019 – 2020) 84 horas

    Atuação

    Atuo como psicóloga clínica desde 1995

    Consteladora Familiar desde 2006 – individual e em grupo.

    Facilitadora de grupos “Corporificando a Consciência” (2004 a 2008)

    Facilitadora de grupos Pathwork® (2008 a 2021)

    Coordenadora do Treinamento e Aprofundamento em Constelação Familiar pelo Instituto Núcleo do Ser desde 2016

    Palestras e Workshops em diversos lugares.

    Eu e a Vida – Grupo Terapêutico – a partir de 2022

    Nós e a Vida – Grupo Terapêutico para casais – a partir de 2022

     

    CRP 04 / 12734
    Lucilene Aparecida da Silveira, é psicóloga Clínica, Terapeuta Sistêmica, com Formação Sistêmica Fenomenológica de Bert Hellinger com professores do IAG, Munique, Alemanha e Hellinger Sciencia® com Bert e Sophie Hellinger. Acompanha Bert Hellinger desde o início das constelações familiares no Brasil, participando de vários seminários, workshops e aprofundamentos com o mesmo em vários estados brasileiros. É facilitadora de grupos de Constelações Familiares desde 2004 e Coordenadora, Focalizadora e Supervisora do Treinamento e Aprofundamento em Constelações Familiares em Ipatinga MG e Belo Horizonte. Especialista em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule.

    Helper, Focalizadora de grupos do Pathwork® – Programa de Transformação Pessoal. Assistente e Focalizadora da Escola Dinâmica Energética do psiquismo – DEP. Idealizadora e Diretora responsável pelo Instituto Terapêutico Núcleo do Ser e Luz Filmes – Produções de Vídeos Terapêuticos de curta metragem.

     

     

    Um pouco sobre mim:

    Os mistérios da vida e da alma humana sempre me fascinaram e me estimularam no caminho do conhecimento. Desde muito pequena me perdia em indagações buscando compreensões que me escapavam, ao mesmo tempo que me estimulavam.

    O amor pelo conhecimento sempre foi, é e será minha razão maior.

    A família, amigos, clientes, alunos, todas as pessoas que encontro nessa jornada existencial são presentes da vida. Encontros que a vida prepara para cumprir Sua razão maior. Sou imensamente grata! O amor pelas pessoas é minha outra razão maior.

    Na adolescência, livros como “O pequeno príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, “Fernão Capelo Gaivota” de Richard Bach, “O Alquimista” de Paulo Coelho, me tocavam profundamente, me levavam a lugares dentro de mim que eu não conhecia, mas sabia que existiam e queria acessar.

    Tive que trabalhar muito cedo para pagar meus estudos. Desde os 14 anos saia de casa bem cedo e chegava muito tarde. Trabalhava o dia todo e estudava a noite, assim como muitos jovens na minha época.

    A psicologia foi um chamado da minha alma. Fiz a escolha de responder a esse chamado. Era o curso que melhor ia ao encontro do meu propósito. Não hesitei em nenhum momento. Estava claro para mim que esse era o meu caminho.

    Após a graduação em psicologia, percorri muitos Caminhos (compartilhados aqui com vocês), que me permitiram um trabalho profundo de autoconhecimento e cura interior, aos quais tenho muita gratidão, pois ampliaram em muito, minhas possibilidades enquanto profissional. São cursos teóricos e muito vivenciais, que permitem esse mergulho.

    Sou profundamente grata esses Caminhos. Todos eles contribuíram para que eu me tornasse a profissional que sou hoje.

    Ao acompanhar o outro em seu processo de autoconhecimento e cura interior, só podemos ir com ele até onde fomos. Não podemos conduzir uma pessoa por um caminho que não conhecemos. Primeiro nós trilhamos, depois acompanhamos outros.

    Muito mais que conhecimento teórico, que também é muito importante, nós da área psi precisamos mergulhar profundamente dentro de nós mesmos, nos conhecer, nos trabalhar. Nisso consiste nossa competência profissional.

    Todos os cursos que fiz após minha graduação me possibilitaram esse mergulho.

     

    Sou profundamente grata à vida e a todas as experiências vividas. Além de muito estudo e trabalho pessoal, as experiências vividas contribuíram muito para a minha competência profissional.

    Cada história que escuto, escuto com o coração. O fato de ter passado por muitas experiências semelhantes às que meus clientes e alunos me relatam, me possibilitam um coração aberto e empático, um olhar amplo, amoroso, compassivo. Posso ver o potencial que está ali, a capacidade de superação, a certeza de que todas as experiências que as pessoas me relatam servem para torná-las pessoas melhores, conscientes de seu potencial inerente e capacidade de superação.  Confio no potencial que está ali. Confio no movimento da vida que engloba essa pessoa.

     

    Já vivi um pouco de tudo. Vivi situações difíceis na minha infância, “pulei” a adolescência, tive que me tornar adulta muito cedo. Me casei, tive duas filhas lindas. Me separei, vivi a dor profunda de uma separação e os desafios inerentes. Fiz a graduação em Psicologia recém separada e com minhas filhas pequenas. Um desafio e tanto!

    Me casei novamente. Tive um filho lindo aos 40 anos. Vivi a experiência de ser mãe jovem (21) e ser mãe madura (40).

    A morte de minha filha mais velha e meu genro que era como um filho para mim, foi a experiência mais difícil, mais desafiadora da minha vida. Partiram em um acidente trágico aos 29 anos no auge de suas carreiras. Nunca imaginei que daria conta de passar por uma experiência tão dolorosa!

    Aprendi com essa experiência que se confiamos na vida e nos entregamos a ela, nos momentos mais difíceis o amor nos abraça, a vida nos cuida e nos conduz.

    Todas essas experiências serviram para me capacitar. Para me tornar uma pessoa melhor e perceber minha força. Me serviram para aumentar meu amor e confiança na vida. Quando pensava que não suportaria, a vida me abraçava e me conduzia.

    Meu amor e confiança na vida se tornaram meu jeito de ser e de viver. Acompanho as pessoas nessa direção. Aprendi que quando alcançamos esse estado de ser, as experiências difíceis não nos assustam mais. Sabemos que a vida nos abraça, nos cuida e nos guia.

    Me alegro quando vejo alguém desabrochar. Se abrir para a vida incluindo todas as experiências que a vida traz.

     

    0